O município de Feira de Santana pode passar a exportar produtos e serviços para Cabo Verde, país do continente africano. A proposta foi apresentada pelo embaixador Daniel Antônio Pereira, durante visita ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, em seu gabinete na Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (14). Veio avaliar as potencialidades econômicas da cidade para exportação visando abastecer seu país em diversos setores.
Durante a visita, o embaixador Daniel Antônio esteve acompanhado de Itamar Ribeiro, relações públicas da Rede Brasileira de Publicação de Atos Oficiais (Rede Dom); Paulo Sérgio Silva, da Net Dow Tecnologia e Sistema de Informação; o jornalista Geraldo Teixeira; e o diretor da UPB, Antônio Souto. Ainda presente o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Maurício Carvalho.
O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância de parcerias e de cooperação mútua entre Feira de Santana e Cabo Verde, para desenvolvimento cultural e econômico, e a disposição do Governo Princesa do Sertão em colaborar para viabilizar as exportações de produtos e serviços de interesse do país africano. Na oportunidade, informou sobre a potencialidade dos pólos educacionais, comerciais e industriais e ainda sobre a construção do Museu Parque do Saber.
Ao destacar os interesses econômicos e potencialidades de Cabo Verde, país formado por um arquipélago que tem cerca de 500 mil habitantes, cuja economia se sustenta principalmente com o turismo e recursos encaminhados por cidadãos daquele país residindo no exterior (o equivalente a 34% do PIB), Daniel Antônio ressaltou a intenção de ampliar os laços comerciais entre os dois paises. Atualmente importam do Brasil uma série de produtos, principalmente alimentos, mas quase que exclusivamente do Ceará.
O interesse pela Bahia, conforme frisou o embaixador, se deve principalmente às semelhanças culturais e laços históricos que mantêm, desde a época da descoberta do Brasil. Os escravos vindos para este país passaram antes por Cabo Verde. De lá também vieram bovinos, caprinos, arroz, o coco e diversos outros produtos. (RB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário