domingo, 25 de novembro de 2007

Embaixador de Cabo Verde visita a 2 de Julho e anuncia proposta de parceria

"O objetivo do encontro foi firmar um intercâmbio educacional entre a Faculdade e a primeira universidade pública de Cabo Verde, inaugurada há cerca de um ano"

Daniel Pereira, embaixador de Cabo Verde, país da costa ocidental africana, e os empresários baianos Paulo Sérgio Pereira Silva e Itamar Ribeiro (estudante do 8º semestre de Jornalismo) encontraram-se na quarta-feira (14/11), às 20 horas, na sala de reuniões da Faculdade 2 de Julho com o professor Josué Mello, diretor geral da instituição.
O objetivo do encontro foi firmar uma parceria educacional entre a Faculdade e a primeira universidade pública de Cabo Verde, inaugurada há cerca de um ano. Com a assinatura do protocolo de intenções, programada para breve, estudantes e professores vão poder se pós-graduar e lecionar nas duas instituições. De acordo com Paulo Sérgio, o interesse dos cabo-verdeanos é formar parcerias com instituições educacionais que possam melhorar a qualidade de ensino em Cabo Verde, país com 500 mil habitantes.
No encontro, o embaixador Daniel Pereira externou o desejo em formalizar o intercâmbio de conhecimento e experiências. “Por ser tão nova, nossa universidade tem um déficit na área de professores. Sabemos que a 2 de julho é respeitada e quase centenária e esperamos que se concretize a possibilidade real de formarmos quadros cabo-verdeanos aqui”, afirmou.
O professor Josué Mello evidenciou o interesse na proposta ressaltando ser esta uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do país que tem uma das maiores referências culturais com a Bahia, perpetuando essa troca de experiências. Ele também ressaltou a importância estratégica do posicionamento geográfico do país, um entreposto para toda costa africana. "O relacionamento da 2 de Julho com Cabo Verde representa um estreitamento de laços com vários outros países da Africa”, disse.
Os responsáveis pela visita do embaixador à Faculdade foram os empresários baianos Paulo Sérgio Pereira Silva e Itamar Ribeiro. Os dois são da área de publicações de atos oficiais em diários oficiais e jornais de grande circulação e conhecem a história e tradição da 2 de Julho, sendo um deles - Itamar - estudante do 8º semestre de Jornalismo. Eles conheceram o embaixador durante o Fórum de Empresas Oficias de Língua Portuguesa.
Participaram do encontro a professora Tecla Mello, coordenadora pedagógica, os coordenadores dos cursos Adeimival Barroso (Administração), Derval Gramacho (Jornalismo e Propaganda & Marketing) e Cássia Carneiro (Direito), e Silvio César Tudela, assessor de comunicação da Faculdade.
(Milmara Nogueira / Ascom)

Nenhum comentário: