Ao tomarem conhecimento da morte do Senador Antonio Carlos Magalhães na manhã de ontem, familiares, amigos, correligionários, apaixonantes do carlismo, vestiram luto. No semblante de cada um a “tristeza”.
As noticias que eram divulgadas davam esperanças de vida. Nos últimos dias seu estado de saúde foi se agravando, seu coração deixou de bater às 11.40h de ontem (20).
O Brasil parou e em especial a Bahia sua terra amada. Os baianos ficaram inquietos, queriam saber qual o horário de chegada do corpo de ACM a Salvador, para vê-lo pela última vez. E não demorou, às 21,50 h o corpo desembarcou na Base Aérea do Salvador, sendo recebido pelos familiares, governador Jaques Wagner, prefeito João Henrique, ex-governador Paulo Souto, Senador César Borges, ex-prefeito Antonio Imbassahy, deputados estaduais, federais, entre outras autoridades.
Um caminhão do corpo de Bombeiros transportando o corpo de ACM seguiu em direção ao Palácio da Aclamação onde o corpo foi velado, durante toda a noite de ontem e o dia de hoje. As 15.30 h foi realizada missa de corpo presente e em seguida o sepultamento no cemitério do Campo Santo no bairro da Federação em Salvador.
Diversas autoridades se fizeram presentes o vice presidente da República José Alencar representou o presidente Lula, os presidentes do Senado senador Renan Calheiros (PMDB), Arlindo Chinaglia do (PT), senadores José Sarney, Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos, César Borges, Idely Salvati, o governador de Pernambuco Eduardo Campos e colegas do Congresso Nacional.
Durante o velório os baianos fizeram suas manifestações de carinho, com flores, faixas, cartazes, orações e quando se aproximavam do caixão a emoção tomava conta. Do povo mais simples ao mais graduado ACM foi homenageado.
Os artistas fizeram suas homenagens através de prosas, cantos, versos e as estrelas da música baiana lá estiveram e o cantor Durval Lelis marcou presença no Aclamação levando seu último adeus a ACM.
Dentre seus amigos lá estava "eu" * para vê-lo pela última vez, tive a honra de prezar dessa amizade por mais de trinta anos.
Quando escrevi que a cidade do Salvador hoje é dividida em três cidades baixa, alta e a moderna (Iguatemi sentido Litoral Norte), creio que tenho razão, sim foi ele Antonio Carlos quando prefeito abriu as avenidas de vales, via expressa para o aeroporto (paralela) essa é a nova Bahia que temos graças a um político visionário, "ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES".
(Itamar Ribeiro)*
sábado, 21 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Grande perda, de qualquer sorte: para os adversários, talvez não haja um à altura; para os correligionários, um vazio gigantesco.
Postar um comentário