sábado, 21 de julho de 2007

BAIANOS SE DESPEDEM DE ACM

Ao tomarem conhecimento da morte do Senador Antonio Carlos Magalhães na manhã de ontem, familiares, amigos, correligionários, apaixonantes do carlismo, vestiram luto. No semblante de cada um a “tristeza”.

As noticias que eram divulgadas davam esperanças de vida. Nos últimos dias seu estado de saúde foi se agravando, seu coração deixou de bater às 11.40h de ontem (20).

O Brasil parou e em especial a Bahia sua terra amada. Os baianos ficaram inquietos, queriam saber qual o horário de chegada do corpo de ACM a Salvador, para vê-lo pela última vez. E não demorou, às 21,50 h o corpo desembarcou na Base Aérea do Salvador, sendo recebido pelos familiares, governador Jaques Wagner, prefeito João Henrique, ex-governador Paulo Souto, Senador César Borges, ex-prefeito Antonio Imbassahy, deputados estaduais, federais, entre outras autoridades.

Um caminhão do corpo de Bombeiros transportando o corpo de ACM seguiu em direção ao Palácio da Aclamação onde o corpo foi velado, durante toda a noite de ontem e o dia de hoje. As 15.30 h foi realizada missa de corpo presente e em seguida o sepultamento no cemitério do Campo Santo no bairro da Federação em Salvador.

Diversas autoridades se fizeram presentes o vice presidente da República José Alencar representou o presidente Lula, os presidentes do Senado senador Renan Calheiros (PMDB), Arlindo Chinaglia do (PT), senadores José Sarney, Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos, César Borges, Idely Salvati, o governador de Pernambuco Eduardo Campos e colegas do Congresso Nacional.

Durante o velório os baianos fizeram suas manifestações de carinho, com flores, faixas, cartazes, orações e quando se aproximavam do caixão a emoção tomava conta. Do povo mais simples ao mais graduado ACM foi homenageado.

Os artistas fizeram suas homenagens através de prosas, cantos, versos e as estrelas da música baiana lá estiveram e o cantor Durval Lelis marcou presença no Aclamação levando seu último adeus a ACM.

Dentre seus amigos lá estava "eu" * para vê-lo pela última vez, tive a honra de prezar dessa amizade por mais de trinta anos.

Quando escrevi que a cidade do Salvador hoje é dividida em três cidades baixa, alta e a moderna (Iguatemi sentido Litoral Norte), creio que tenho razão, sim foi ele Antonio Carlos quando prefeito abriu as avenidas de vales, via expressa para o aeroporto (paralela) essa é a nova Bahia que temos graças a um político visionário, "ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES".

(Itamar Ribeiro)*

Um comentário:

Alena Cairo disse...

Grande perda, de qualquer sorte: para os adversários, talvez não haja um à altura; para os correligionários, um vazio gigantesco.