Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, demonstram que, para o tratamento da tosse noturna causada por infecções de vias aéreas superiores (IVAS), uma dose de mel tem efeito superior a antitussígeno (remédio que combate a tosse) vendido em farmácias.
As infecções de vias aéreas superiores habitualmente se apresentam com aumento da secreção nasal, tosse, congestão e dor de garganta que algumas vezes é acompanhada de febre. Nesses quadros, a tosse é um sintoma muito comum e leva um número enorme de pessoas ao médico — especialmente por que costuma atrapalhar o sono do paciente e de sua família. As crianças desenvolvem infecções das vias aéreas superiores com freqüência e sofrem com a tosse, na maioria das vezes, seca (sem expectoração).
A sabedoria popular associa ao mel de abelhas propriedades curativas e efeito antitussígeno. Até mesmo a Organização Mundial da Saúde já registrou a indicação do mel como substância adoçante que ao ser administrada a pacientes com irritação da garganta e tosse pode ter efeito positivo.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário